Colégio de Procuradores de Justiça empossa Promotor de Justiça Substituto de MS

 

O Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, deu posse na sexta-feira (20/12) ao Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki. A solenidade, que aconteceu a partir das 16h no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes, contou com a presença do Governador do Estado, André Puccinelli. O Colégio de Procuradores de Justiça se reuniu extraordinariamente para essa posse.

 

O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes abriu os trabalhos e logo a seguir o Procurador de Justiça Aroldo José de Lima, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor, fez a leitura de posse do novo Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki, que em seguida fez o juramento de posse.

 

Ao usar da palavra durante a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça Humberto de Matos Brittes deu as boas vindas ao novo Promotor de Justiça Substituto, afirmando que a partir de agora ele terá uma grande responsabilidade junto à população de Mato Grosso do Sul, mas garantiu que o Ministério Público do Estado evoluiu a passos gigantescos nos últimos anos e está bem estruturado para a realização desse trabalho. Pediu ao novo empossado, durante o exercício de suas atividades, um diálogo aberto com os demais Poderes e atenção especial com as suas obrigações constitucionais de fiscal da lei.

 

O Governador André Puccinelli, após saudar o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, saudou nominalmente todos os membros do Colégio de Procuradores de Justiça presentes ao ato e desejou ao novo Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki sucesso em sua carreira que se inicia a partir de agora.

 

O Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, em nome do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul saudou o novo Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki, afirmando que “não há vitória sem luta”, para mais adiante destacar que “a luta se inicia antes da vida e parece que se insere bem nos quatro saberes de Burle Marx: saber nascer, saber viver, saber amar e saber morrer”. Lembrou, ainda, que “o que faz a diferença na trajetória da existência é o perfeito equilíbrio entre a luta e a sabedoria. O Direito e a Justiça não refogem a essa regra milenar”.

 

O Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki, ao saudar os membros do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado, cumprimentou inicialmente a sua família que o ensinou que “o estudo é o melhor investimento”. Falou sobre a sua vida acadêmica e de estagiário e de sua atuação em um escritório de advocacia em Campo Grande. Frisou, ainda, que é sabedor dos desafios que terá pela frente a partir de agora em uma Promotoria de Justiça de Mato Grosso do Sul.

 

Integraram a mesa de trabalhos, além do Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, o Governador André Puccinelli, o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda e o Corregedor-Geral da Defensoria Pública Geral, Francisco Carlos Bariani, representando Paulo André Defante, Defensor Público-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

O Promotor de Justiça Substituto Allan Thiago Barbosa Arakaki é integrante do grupo de 21 candidatos aprovados durante o XXVI Concurso Público de Provas e Títulos Para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, no Cargo de Promotor de Justiça Substituto, dos quais 14 foram nomeados e empossados no último dia 6/12, durante solenidade no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, Auditório Manoel de Barros, no Palácio Popular da Cultura, no Parque dos Poderes.

 

Moises Casarotto, Pedro de Oliveira Magalhães, Marcos Andre Sant’Ana Cardoso, Eduardo de Araujo Portes Guedes, João Meneghini Girelli, George Zarour Cezar, Victor Leonardo de Miranda Taveira, Thiago Augusto Bueno, Thiago Barbosa da Silva, Thiago Bonfatti Martins, Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, Andrea de Souza Resende, Bianka Machado Arruda Mendes e Matheus Carim Bucker, foram os que tomaram posse no último dia 6 no cargo  de Promotores de Justiça Substitutos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Dos 21 aprovados somente 15 foram convocados para posse durante o mês de dezembro. Ficam no cadastro de reserva os seguintes candidatos aprovados, por ordem de classificação: Laryssa Santos Machado Filgueira, William Marra Silva Junior, Gustavo Silva Tamaoki, Bianca Riva Ribeiro, João Eduardo Antunes Mirais e Karina dos Santos Vedoatto.

 

O concurso que começou neste ano, sendo realizado em várias etapas, inicialmente oferecia 11 vagas, mas em novembro o Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, ampliou esse número em mais quatro vagas.

 

Dos 21 aprovados nas provas orais realizadas de 4 a 8 de novembro na Sala de Reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça, localizada no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, Parque dos Poderes, cinco são de Mato Grosso do Sul, sendo quatro de Campo Grande e um de Dourados.

 

Participaram ainda das provas orais candidatos de São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.