Enasp realiza última reunião do ano no CNMP

O Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) realizou na segunda-feira (9/12) na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, sua última reunião do ano. O encontro, que durou o dia todo, contou com a presença de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público, do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça e, ainda, dos gestores estaduais da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.

O Comitê Gestor, representado pelo Secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Caetano, e pelos Conselheiros do CNMP, Alexandre Saliba e CNJ, Guilherme Calmon,  submeteu à deliberação do Grupo projetos que serão desenvolvidos no exercício de 2014.

Nesta reunião ordinária da ENASP, em Brasília, estiveram presentes o Coordenador do CAOCRIM do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior e a Promotora de Justiça Cristiane Amaral Cavalcante, integrante do Núcleo Criminal, que, doravante, juntamente com o Gestor Estadual do MP na ENASP, Promotor de Justiça Renzo Siufi, atuarão de forma coordenada para o aperfeiçoamento da persecução penal no crime de homicídio.

Na avaliação do Membro Auxiliar do CNMP, o Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan, "a atuação coordenada entre o Gestor Estadual do MP na ENASP, o CAOCRIM e o Núcleo Criminal inaugura uma nova fase nos trabalhos do MPMS na persecução penal do crime de homicídio".

Integrante da Coordenação Nacional do Grupo de Persecução Penal, o Conselheiro Alexandre Saliba ressaltou a importância da iniciativa. “Reuniões como esta são fundamentais para aumentarmos a troca de informações e produzirmos sinergia para a realização das metas e objetivos definidos pela Enasp”, avaliou.

Enasp

A Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública tem o objetivo de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, reunir e coordenar as ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área. Lançada em fevereiro de 2010, a iniciativa é resultado de parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público e de Justiça e o Ministério da Justiça.

Fonte: Com informações do CNMP