Conselheiros do CNMP farão palestras nesta quinta-feira aos Promotores de Justiça Substitutos

Os conselheiros Luiz Moreira Gomes Junior e Jeferson Luiz Pereira Coelho, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) farão palestras nesta quinta-feira (12) aos Promotores de Justiça Substitutos que estão participando do “Curso de Adaptação – Promotor de Justiça Substituto” no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. O curso, sob a coordenação da Procuradora de Justiça Nilza Gomes da Silva, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), prossegue até sexta-feira (13).

Os conselheiros foram convidados para essas palestras em recente viagem do Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes ao Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. Na oportunidade, o CNMP elogiou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul pela realização do XXVI Concurso Público de Provas e Títulos Para Ingresso na Carreira do Ministério Público no Cargo de Promotor de Justiça Substituto “onde não houve nenhum recurso na esfera do Conselho Nacional do Ministério Público e na esfera judicial. É um caso inédito e foi muito festejado pelo CNMP”, afirmou na oportunidade o Procurador-Geral de Justiça.

GAECO

O Curso de Adaptação – Promotor de Justiça Substituto”, iniciado na última segunda-feira (9), prossegue nesta quinta-feira pela manhã com a palestra do Promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), quando abordou aos Promotores de Justiça Substitutos, recém nomeados e empossados, técnicas de entrevistas e interrogatórios, procedimentos de investigação criminal e interceptação telefônica.

O GAECO tem como função básica o combate a organizações criminais e se caracteriza pela atuação direta dos promotores na prática de atos de investigação, promovendo as ações penais pertinentes.

À tarde

À tarde, antes das palestras dos conselheiros do CNMP, fala aos Promotores de Justiça Substitutos o Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminal e das Vítimas de Infração Penal (CAO) e a Promotora de Justiça Cristiane Amaral Cavalcante. O assunto em pauta é o trabalho dessas Promotorias Criminais e das Vítimas das Infrações Penais, condução do Inquérito Policial, denúncia e o Ministério Público no Tribunal do Júri.