Dia Nacional da Cultura reúne Centro-Oeste, Sul e Nordeste
As produções do baiano Apres, do paranaense Del Pierro e do campo-grandense Ruan Pina reúnem-se na mostra “Interculturas”, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). A exposição acontece de 8 a 30 de novembro no espaço cultural do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
Há dois anos, Apres Gomes veio pela primeira vez a Campo Grande fazer sua estréia em exposições, sendo protagonista da mostra “Cultura Baiana”. Entusiasmou-se tanto pelo Estado que participou de outras exposições e incentivou alguns artistas locais a divulgarem as produções, organizando leilões de arte. Depois disso voltou à Bahia para buscar a família, fez vestibular e hoje em dia freqüenta os bancos acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Apres fez mais de cem telas como autodidata e também criou uma técnica para a produção de suas telas e molduras, com a intenção de valorizar os motivos abstratos, paisagens e caricaturas.
Já o paranaense Del Pierro é professor de artes e produtor de telas com pedidos exclusivos e motivos que busca não repetir em nenhum outro quadro. Místico, Del Pierro estuda numerologia e consegue levar à magia do tempo em imagens de trabalhadores do campo, floristas e em ambientes que lembram o romantismo do século XIX. Nascido em Curitiba, Del Pierro teve o interesse pela pintura despertado ao ver o pai pintar retratos nos momentos de lazer, depois, comprou tintas e pincéis e foi passeando por diversos estilos como o impressionismo, cubismo e o acadêmico. Com exposições tanto em cidades brasileiras como em outros países como Argentina e Espanha, foi nos Estados Unidos, mais especificamente na Flórida que ganhou o primeiro lugar em um concurso com 120 artistas oriundos do mundo inteiro.
Para a homenagem ao Dia Nacional da Cultura, o Campo-grandense Ruan Pina Quevedo apresenta sua versatilidade na arte visual expondo charges, cartuns e trabalhos em óleo sobre tela. Na sua caminhada de pouco mais de vinte anos, Ruan participou de outras exposições na Capital e, em uma delas, suas produções circularam pelos campi da Universidade Estácio de Sá Brasil afora. Enquanto trabalha na empresa familiar com seus pais, tem buscado aperfeiçoar-se nas artes plásticas fazendo cursos profissionalizantes e atualmente freqüenta as aulas do Curso de Artes da Universidade Federal, juntamente com o baiano Apres.
Agenda
O espaço cultural do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, localizado no hall da Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes, recebe propostas de artistas plásticos principalmente no início do ano, quando é divulgada a abertura da agenda para novas participações. É necessário que o contato seja feito direto pelo autor, sem intermediários, para enlevar o sentido cultural e não o comercial das produções artísticas.
A exposição “Interculturas” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas na Rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, 214, Parque dos Poderes. Mais informações 3318-2187 ou no portal www.mp.ms.gov.br.