Técnicos do Conselho Estadual de Agrotóxicos (CEA), ligado à Secretaria da Produção e do Turismo, com o apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos e Instituto do Meio Ambiente Pantanal (Sema -Imap), Sindicato Rural, Polícia Ambiental, Ministério Público Estadual, Instituto do Desenvolvimento Agrário, Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra), Prefeitura Municipal e a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri), esperam recolher 8 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, durante a 1ª Coleta Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos iniciada na manhã desta sexta-feira.
A ação envolve cerca de 120 pessoas, entre técnicos, agricultores, fiscais agropecuários, autoridades políticas e secretários estaduais e municipais, compreendendo 40 propriedades rurais produtoras de soja e milho da região de Bonito.
Funcionários protegidos com roupas especiais estão recolhendo as embalagens vazias que serão acondicionadas em caminhões. Os técnicos saíram da Cooagri e vão percorrer as propriedades. As embalagens lavadas serão levadas para uma central em Maracaju, onde vão ser prensadas e enviadas para a reciclagem. Já as contaminadas, serão colocadas em sacos lacrados e enviadas para as cidades de Guaratinguetá ou Suzano, (SP), para incineração.
A ação, inédita no Brasil, é prevista na Resolução 334/2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente e consiste em receber as embalagens dos agricultores de Bonito que, posteriormente, serão encaminhadas para a central de recebimento mais próxima.