06/01/2025
Renegocia! oferece descontos e parcelamentos para facilitar pagamento de dívidas
-
Descrição:
“O Renegocia! é uma oportunidade para milhões de famílias voltarem a ter tranquilidade financeira e dignidade. Estamos comprometidos em criar condições justas para todos”, diz o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous. O programa de renegociação de dívidas, voltado para consumidores em situação de inadimplência colocarem suas finanças em ordem, segue até 17 de janeiro.
Para participar, basta acessar o portal consumidor.gov.br ou ir até uma unidade do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). Entre os benefícios oferecidos, estão descontos expressivos que, em algumas situações, podem ultrapassar 90% do valor devido. Os débitos também podem ser parcelados para se adequarem ao orçamento familiar. O resultado será o restabelecimento do crédito e, consequentemente, a recuperação do poder de compra do consumidor. Cada caso é analisado individualmente.
De acordo com a Serasa, o Brasil enfrenta uma crescente taxa de inadimplência, com mais de 70 milhões de consumidores negativados. O Renegocia! é uma resposta a essa crise, ao permitir que famílias renegociem débitos com bancos, empresas de serviços essenciais, comércio varejista e outros setores.
Além de recuperar a saúde financeira da população, a iniciativa contribui para a retomada do crédito e o aquecimento da economia, visto que os brasileiros sem dívidas podem voltar consumir. Além disso, o programa incentiva a conscientização sobre o uso responsável do crédito e a cultura de educação financeira.
Outro aspecto importante do Renegocia! é o impacto social. Muitos brasileiros que enfrentam dificuldades veem suas famílias sofrerem com limitações no acesso a bens e serviços básicos. “Consumidores financeiramente saudáveis são essenciais para o desenvolvimento sustentável do País”, completa o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral.
Saiba como renegociar as suas dívidas de forma on-line:
1. Acesse a plataforma consumidor.gov.br
Visite o site oficial do programa ou consulte aplicativos das empresas participantes.
2. Faça o cadastro
Informe os seus dados pessoais, como CPF, e escolha a instituição ou empresa com a qual deseja renegociar.
3. Consulte suas dívidas
Identifique os valores devidos e veja as propostas disponíveis.
4.Escolha a proposta mais adequada para a sua realidade
Você pode aceitar as condições propostas ou, em alguns casos, fazer uma contraproposta.
5.Formalize o acordo e acompanhe
Após fechar a negociação, faça o pagamento das parcelas ou a quitação integral.