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12/07/2021

Curso É da Sua Conta!

  • Descrição:

    APRESENTAÇÃO DO CURSO

    Os serviços financeiros, ainda que complexos, são essenciais para que a população desenvolva as atividades produtivas. Eles facilitam pagamentos, oferecem alternativas para poupança de curto e de longo prazo e permitem que empreendedores realizem os investimentos necessários para iniciar ou ampliar sua capacidade produtiva.

    Por serem essenciais e complexos, os serviços financeiros são rigidamente regulados. No Brasil, a competência de regulação é compartilhada entre alguns órgãos federais e as normas podem afetar as relações entre as instituições financeiras e os consumidores, além do que já é prescrito no Código de Defesa do Consumidor.

    Tendo em vista as particularidades do setor financeiro, é fundamental que os profissionais responsáveis pelo atendimento ao consumidor tenham à sua disposição a base necessária para compreender o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e seus produtos. A maior clareza do papel do Banco Central e das obrigações das instituições financeiras permitirá o melhor encaminhamento das demandas recebidas.

     

    CARGA HORÁRIA

    50 horas

     

    PÚBLICO-ALVO

    Consumidores e agentes responsáveis pelo processo de atendimento ao consumidor de produtos e serviços financeiros.

     

    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

    Módulo 01: Sistema Financeiro Nacional (SFN)

    Módulo 02: Banco Central do Brasil (BCB)

    Módulo 03: Canais de atendimento e soluções de conflitos para o consumidor de serviços financeiros

    Módulo 04: Regras gerais quanto à contratação de produtos e serviços financeiros

    Módulo 05: Cartão de crédito

     

    CERTIFICAÇÃO

    O certificado, em versão digital, será emitido pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENACON/MJ).

     

    DISPONIBILIDADE

    De 26 de julho a 13 de setembro de 2021.

     

    PERÍODO DE INSCRIÇÃO

    De 14 de Junho a 12 de Julho de 2021.

  • Público-alvo:

    Consumidores e agentes responsáveis pelo processo de atendimento ao consumidor de produtos e serviços financeiros.