Iniciativas de sucesso merecem reconhecimento e mais uma vez o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi destaque durante o 2º Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, iniciativa da Estratégia Nacional do MP Digital e da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A abertura oficial aconteceu na última quarta-feira (19/6), com destaque para a cerimônia de homenagens e de premiação a práticas, projetos e iniciativas de ramos e unidades do Ministério Público na temática Digital. Na categoria Diagnóstico da Destreza Digital, o Parquet sul-mato-grossense conquistou os prêmios Dimensão Governança e Dimensão Cultura, em reconhecimento aos esforços da instituição na promoção e transformação digital.

Durantes os três dias de Congresso, o MPMS foi representado pelos Promotores de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLANGE);  Ludmila de Paula Castro Silva, Coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento de Apoio às Atividades de Execução (DAEX); Felipe Almeida Marques, Coordenador Adjunto do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCIB); Cristiane Mourão Leal Santos e Ricardo de Melo Alves, Assessores Especiais do Procurador-Geral de Justiça;  e pelos servidores Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, Frederick Werner Castellani Viacek, Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Nadson Soares de Oliveira, Lucas Akayama Vilhagra e Wagner Carstens Marques de Sousa.

Os membros e servidores do MPMS apresentaram três projetos que são destaques no âmbito do MP brasileiro. O Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves fez a introdução do Projeto de IA “Propositor de Denúncias - tema violência doméstica”, e a apresentação ficou a cargo do Promotor de Justiça Felipe Almeida Marques e do servidor Lucas Akayama Vilhagra. Já o Projeto Laboratório de Liderança foi exposto pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e pelos servidores Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira e Wagner Carstens Marques de Sousa. A apresentação do Portal das Fundações foi realizada pela Promotora de Justiça Ludmila de Paula Castro Silva e pelo servidor Nadson Soares de Oliveira.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: CNMP