A 58ª Expoagro (Feira Agropecuária de Dourados) inicia-se no dia 11 de maio, sendo que este ano o público poderá participar do evento e ainda contribuir na realização de projetos sociais.
Isso será possível por causa da parceria inédita firmada entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Expoagro de Dourados, por meio dos representantes do Projeto MP-Social e a Associação LeiloDom, com os produtores dos shows da feira e o Sindicato Rural. A iniciativa funcionará da seguinte forma: 30% dos ingressos vendidos dos shows da Expoagro são ingressos sociais, e parte do valor desses ingressos (R$10) será destinado às causas sociais que o Projeto MP-Social e o LeiloDom irão atender.
Nesta terça-feira (7/5), os representantes do Projeto MP-Social, Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados; e o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Dourados; reuniram-se com representantes da Associação LeiloDom, Elizabeth Rocha Salomão e Ely Silva de Oliveira Semmelroth; e com o Vice-Presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira; para alinhar os trabalhos na semana que antecede ao evento principal, o LeiloDom, tradicional leilão beneficente, cuja renda arrecadada é destinada a entidades filantrópicas. Na oportunidade, o Vice-Presidente do Sindicato Rural reforçou a parceria com o MPMS, abrindo espaço na Expoagro para divulgação do Projeto MP-Social. Também foi finalizada agenda com a divulgação de matérias e entrevistas para fomentar o projeto.
Segundo o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, com a contribuição das empresas, o LeiloDom e o ingresso social, estima-se uma arrecadação de R$ 350 mil que serão destinados aos projetos devidamente cadastrados no MP-Social. “Por isso é tão importante a participação da população, uma vez que, ao adquirir o ingresso social ela estará contribuindo para a realização de projetos direcionados às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, reforçou.
MP Social
O Projeto MP-Social, que existe desde 2019, atualmente conta com 28 entidades que vêm tendo seus projetos acolhidos em diversas áreas. O objetivo é fomentar parcerias públicas e privadas que possam impactar positivamente a comunidade da Grande Dourados, por meio de investimentos e outras formas de apoio em ações sociais.
Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS