A titular da 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul da comarca de São Gabriel do Oeste, Isabelle Albuquerque dos Santos Rizzo, vem fomentando a importância da destinação do Imposto de Renda para o financiamento de projetos sociais, esportivos e culturais, através dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e do Idoso (FMI), por meio da campanha do MPMS “Declare seu carinho”.

Além de incentivar a campanha do MPMS, a Promotora de Justiça estabeleceu parceria na divulgação da campanha “Eu sou cidadão solidário”, realizada pelos Conselhos Municipais da Criança e do Idoso, entre outros parceiros, com o mesmo objetivo.

A destinação do IR em São Gabriel do Oeste, nos últimos anos, é expressiva. A cidade arrecada o terceiro maior valor entre os municípios do Estado, atrás apenas de Campo Grande e Dourados.

A fim de esclarecer para a sociedade como é possível fazer essa destinação sem custo ou deixar de receber algum valor na restituição, Isabelle Rizzo vem concedendo entrevistas às rádios locais para também lembrar que o MPMS acompanha e fiscaliza a aplicação correta dos recursos.  As entrevistas ocorrem na Rádio Difusora, às 9h15 neste sábado (23/3) e na Rádio Nativa FM às 9h, no dia 30/3. Ambas as participações serão transmitidas ao vivo.

A Declaração do Imposto de Renda pode ser feita até dia 31 de maio de 2024. Os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido para o Fundo da Criança e outros 3% para o Fundo do Idoso, enquanto as empresas podem destinar 1% do imposto devido, para cada um.

Texto: Taís Wölfert/Residente em jornalismo e Cynthia Silveira – Assecom MPMS