O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, representado pela Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, Coordenadora do Núcleo Criminal (NUCRIM), vinculado ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial – (CAOCRIM), participou no Estado do Pará, do “II Encontro de Formação Criminal Regional”, nesta segunda-feira (20/11).

O evento aconteceu no auditório das Promotorias de Justiça de Santarém e foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Políticas Criminais, Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e com a Promotoria de Justiça de Santarém. As palestras também tiveram transmissão on-line pelo canal do CEAF no Youtube e contaram com a presença de integrantes do Ministério Público do Estado do Pará, estudantes e profissionais.

Neste seminário, os palestrantes levaram a reflexão acerca das estratégias para a elaboração de um discurso acusatório eficiente na atuação perante o Tribunal do Júri e na seara criminal; e ainda como aprimorar os profissionais das equipes da Promotoria de Justiça Criminal de Santarém e promover o intercâmbio de experiências profissionais entre os integrantes do MPPA.

Foram promovidas três palestras durante o dia de trabalho. A primeira, realizada pelo Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Eugênio Paes Amorim, que compartilhou sua experiência de atuação, com o tema “Estratégias e segredos perante o Tribunal do Juri”.

A segunda palestra foi ministrada pela Promotora de Justiça Renata Ruth Goya Marinho, do MPMS, que falou sobre o “Manual da Política Antimanicomial”.

A palestra de encerramento abordou o tema “Cadeia de Custódia e Preservação de Vestígios”, ministrada pelos peritos da Polícia Científica do Estado do Pará, Mário Guzzo e Bianca Alcântara.

Solenidade de abertura

A mesa de abertura foi composta pela Subprocuradora-Geral para a Área Técnico Administrativa, Ubiragilda Pimentel, representando o Procurador-Geral de Justiça do MPPA, César Bechara Nader Mattar Júnior; pelo Promotor de Justiça Alexandre Marcus Tourinho, Presidente da Associação do Ministério Público do Pará (AMPEP); pelo Corregedor-Geral do MPPA, Sérgio Tibúrcio; pelo Ouvidor-Geral do MPPA, Geraldo de Mendonça Rocha; e pelos Promotores de Justiça José Maria Gomes dos Santos, Coordenador do CAOCRIM, e José Edvaldo Pereira Sales, Diretor do CEAF; e pelo Coordenador das Promotorias de Justiça de Santarém e do Baixo Amazonas, Diego Belchior Ferreira Santana.

Texto: Waléria Leite com informações do MPPA

Fotos: Ministério Público do Pará (MPPA)