Após a implementação do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) no âmbito do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Resolução nº 41/2020-PGJ, de 18 de novembro de 2020, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), com o apoio do Núcleo da Cidadania, vem trabalhando para a sua efetiva execução no Estado.
No mês de dezembro de 2020, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Ana Cristina Carneiro Dias, participou do II Encontro Nacional do Sinalid: renovando compromissos, via Microsoft Teams, ocasião em que foi eleita focalizadora da Região Centro Oeste. E na quinta-feira (11/2), servidores do CAODH e do Núcleo da Cidadania participaram de capacitação com o Gestor Técnico do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), André Luiz de Souza Cruz, para manuseio do sistema.
Agora está sendo definido o modelo de atividade do programa em Mato Grosso do Sul, para alcançar as comarcas do Estado e dar início ao cadastro e busca de pessoas desaparecidas, problema de alta relevância social no Brasil e no mundo.
Texto: Núcleo da Cidadania – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS
Fotos: Núcleo da Cidadania